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ARMANDO NOGUEIRA (Cronista e Escritor)

"Só quem voa descobre o tamanho de Deus!"

Filmes que eu indico

  • A Princesa e o Sapo
  • Família Alcântara
  • Billy Elliot
  • Meu Pé Esquerdo

Livros que eu indico

  • Diversidade - Tatiana Belinky
  • Luana: A Semente de Zumbi _ Aroldo Macedo, Oswaldo Faustino e Mingo de Souza
  • O coelhinho que não era da Páscoa - Ruth Rocha
  • Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro _ Edgar Morin
  • Toda Criança Mora no Meu Coração - Ruth Rocha

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

APRENDENDO E ENSINANDO COM AS DIVERSIDADES

   A oportunidade de cursar o EDC-UNESP transformou as minhas preposições com relação às diversidades, bem como o meu papel social enquanto educadora.


   Ao longo do curso tive acesso a várias informações sobre Educação á distância, Cidadania, Diversidade, EJA, Educação Indígena, Educação Quilombola, Gênero e Educação Sexual. Diante disso, tenho a pretensão de que esse espaço possa funcionar como um dos pólos multiplicadores de idéias e ideais de educadores em prol de uma melhor qualidade do ensino desenvolvido em nossa nação.

   Nesse primeiro momento, gostaria de explorar um pouco do conceito de cidadania que acreditamos desenvolver ao longo de nossas vidas.

   Você sabe o que é cidadania?

Segundo a Wikipédia a palavra cidadania é definida como:

Cidadania (do latim,civitas,"cidade"),.[1][2]

O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).[3] No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade[4] Cidadania, direitos e deveres.

   Vários conceitos definem a palavra cidadania, porém, poucas definições esclarecem o que deve ser realizado para exercê-la com efetividade. Além disso, a cidadania pode ser passiva ou ativa e os supostos cidadãos têm saber como diferenciá-las em seu exercício. Dentro desse contexto, várias indagações permeiam a minha cabeça, pois trabalho com educação há alguns e só agora percebi que os meus conceitos relacionados ao exercício da cidadania são bastante incompletos. Como posso ensinar o que não sei? Como posso apregoar o direito a uma educação de qualidade se ele me foi negado? Como posso formar cidadãos se eu não sei esclarecer o que é cidadania? Diante dessa situação, ficamos perplexos em refletir sobre os papeis do educador, do governo e da sociedade para a formação dos cidadãos.

   Atualmente, a educação esta passando por um período em que a globalização mundial, os avanços tecnológicos, a diversidade cultural fazem com em que o professor precise reformular constantemente a sua prática pedagógica e se conscientize de que os seus alunos têm que ser estimulados a fim de que entendam que eles são os protagonistas do processo de aprendizagem. Nesse contexto, o exercício da cidadania dentro do ambiente escolar deve favorecer que o aluno aprenda a ser autônomo, em atitudes, pensamentos; conheça seus direitos e deveres e tenha consciência de que suas ações e seus trabalhos coletivos serão refletidos no bem estar de toda a comunidade escolar e da sociedade na qual ele está inserido. Além disso, é necessário que façamos com os alunos se inter-relacionem com atividades comunitárias nos arredores da escola visando informá-los de que as conquistas sociais, políticas e culturais começam a ser inseridas em nossas vidas desde a infância.

   Por outro lado vemos que o governo está criando algumas medidas (reformulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB-9394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN(s)), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil para que assuntos como diversidade cultural, cidadania, inclusão social,..façam parte dos currículos escolares e atinjam os educandos durante o período de escolarização. Porém, tais medidas não chegam aos educadores e educandos de todas as classes sociais como meios efetivos para desenvolver a cidadania e os outros aspectos. Assim essas medidas passam a ter mais efeitos burocráticos (publicações, propagandas, números, avaliações,...) do que práticos, de tal modo, que a educação de qualidade seja mais um dos direitos não cumpridos para as pessoas das classes sociais menos favorecidas.

   Por fim, ao falarmos de sociedade podemos nos questionar como ela pode formar cidadãos, se os próprios cidadãos não sabem como e por que exercer o seu papel social. Infelizmente, no atual momento, não temos receita e nem matriz para solucionar tal questão, o que podemos fazer é tentar compreender os meandros do exercício da cidadania numa sociedade em movimento e em formação e reverter os resultados positivos em prol de ações sociais que beneficiem a todos e diminuam as desigualdades entre os cidadãos que são iguais perante a lei.

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